Gráfico da Construção
Diário da Obra – Maio 2021
BLOCÃO FÉ
A fase atual da obra consiste na construção das estruturas responsáveis por sustentar todo “monumento da catedral” (3 pórticos que vão a 65 metros de altura, cúpula com 60 metros de diâmetro e a cruz em cima). São 3 blocões e 3 vigas unindo os blocões.
Por sua importância na obra decidimos homenagear cada blocão com uma virtude teologal. Finalizamos agora em maio o primeiro, o BLOCÃO FÉ.
A estrutura desse blocão já está pronta para a ancoragem do pórtico, ou seja, pronta para construir, enfim, a estrutura da Nova Catedral São João Batista que ficará visível (acima da terra).
Por ser o primeiro BLOCÃO, não tem como não recordarmos Dom Carlos Alberto Navarro, aquele que idealizou, e São João Paulo II, o primeiro Papa que abençoou nossa obra de FÉ.
Destaco um trecho da homilia de Dom Carlos Alberto no encerramento do Encontro Arquidiocesano do Ano de Deus Pai, no domingo 22 de agosto de 1999: “Entre os vários lugares que visitei, acompanhado pelo querido Dom José Gonçalves da Costa, meu antecessor, creio que o primeiro deles e o que mais me agradou tenha sido exatamente este que hoje foi abençoado e onde colocamos a primeira pedra. Até aqui a Providência Divina não nos abandonou! E não vai nos abandonar. O primeiro sonho se realizou. Não haveria melhor lugar do que esse; foi reservado por Deus; é a porta de Niterói; aponta para o Cristo Redentor, como é a missão do Batista. / Gratidão a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Gratidão a Maria, que nos ajuda com seu título de Nossa Senhora Auxiliadora. Gratidão a Santa Isabel, a seu esposo Zacarias, ao arcanjo Gabriel e, é claro, a São João Batista, que tanto foram invocados para a obtenção desta graça. Gratidão ao Papa João Paulo II, que se dignou, em 4 de outubro de 1997, no Rio de Janeiro, abençoar a monumental pedra fundamental, que ficará, mais tarde, exposta na futura Catedral. / Deus está falando: “Quereis edificar uma casa para mim?”.
E também uma frase de São João Paulo II, homem de muita fé, na homilia que deu início ao seu pontificado: “Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!”
Por falar em fé, a virtude teologal da fé em Maria é superior à de todos os homens e anjos, pois ela via tudo com olhar de fé, sendo o ato de fé praticado Nossa Senhora no Calvário, o maior que jamais existiu.