Gráfico da Construção
Diário da Obra – Março 2021
OBEDIÊNCIA POR AMOR
Vinte de Março foi mais um dia histórico e muito importante para a nossa obra de fé. Nosso canteiro de obra foi dedicado a São José.
E porque esse ato foi tão importante? Por 2 motivos:
Primeiro pela devoção a São José como Operário, protetor dos trabalhadores, que nos ajudará nas atividades diárias, tanto na segurança na construção física, quanto no planejamento, para que a Equipe técnica possa encontrar os melhores e mais baratos métodos construtivos.
O segundo motivo tem a ver com a característica que particularmente mais me chama atenção de São José, que é a obediência.
A partir dessa data, pediremos que ele interceda em nossa Arquidiocese, para que sejamos mais obedientes, em relação ao projeto da Nova Catedral São João Batista. O Clero obediente em divulgar o projeto em sua Paróquia, Capelas e Pastorais, para que cada vez mais e mais pessoas possam acompanhar a evolução da obra e aderirem à campanha. Obediência aos Seminaristas em atuarem como multiplicadores e ponto de apoio aos doadores nas paróquias que estiverem atuando. E obediência a todos nós, através do gesto concreto de doação, de acordo com suas possibilidades.
Mas não é para sermos obedientes por obrigação, e sim, por amor.
Amor a quem está nos pedindo para construir essa catedral, que é o próprio Deus. Dom Carlos Alberto, em sua homilia no encerramento do Encontro Arquidiocesano do Ano de Deus Pai, na Concha Acústica, no domingo 22 de agosto de 1999, já nos afirmava isso: “Quereis edificar uma casa para mim?”. Ele não está se dirigindo apenas ao Bispo, mas a você, padre, religioso, religiosa, fiel leigo ou leiga. Qual é a sua resposta? Vamos, então, orar e trabalhar com ofertas materiais”.
E porque Deus quer que construamos esse templo? A catedral está sendo erguida a poucos metros do Terminal de ônibus João Goulart, ao lado do Bay Market, das Barcas Rio x Niterói e próximo do Plaza Shopping. Em época normal, passam diariamente 500 mil pessoas em sua redondeza, sendo que de acordo com o IBGE, 50% não são católicos. O Rio de Janeiro tem alguns milhões de habitantes e recebe outros milhões de turistas anualmente. Temos certeza que por ano, centenas de milhares dessas pessoas irão até a Nova Catedral, seja por questão religiosa, seja por interesse arquitetônico.
Então, quando estivermos lá reunidos, testemunhando nossa fé nas celebrações, louvores, adoração do Santíssimo, etc, teremos a oportunidade de evangelizar essas pessoas, para talvez conseguir sua conversão e talvez salvar sua alma.
Não é esse o principal motivo da existência da nossa Igreja? Evangelizar, converter e salvar almas?
E você, o que está esperando para contribuir de forma concreta nessa obra de fé? Acesse o site novacatedal.com e participe!
DIÁRIO DA OBRA
Começamos em março, a construção dos 3 blocões e das 3 cintas que fazem a interligação desses blocões, elementos que sustentarão todo monumento da Nova Catedral (3 pórticos que vão a 65 metros de altura, cúpula de 60 metros de diâmetro e cruz de 10 metros no alto).
Finalizamos a escavação e nivelamento das 3 cintas, assim como a aplicação do “concreto magro” para montagem da estrutura de aço. Na cinta em frente ao presbitério, já demos início à montagem das barras de aço (serão 384 barras de aço de 12 metros cada, em cada cinta).