Una-se a esta Obra de Fé!

Gráfico da Construção

11%
Clique aqui para acompanhar a construção
A Nova Catedral
a-catedral

Vamos! Reconstruamos a nossa Jerusalém – Ne 2,18b

A Arquidiocese de Niterói, na ocasião em que celebrou o Ano da Fé, aos 50 anos do Concílio Vaticano II, deu os primeiros e decisivos passos na realização de um sonho acalentado por tantos e por longos anos: a construção da nova Catedral de São João Batista.

Uma Catedral é templo de espiritualidade e celebração. À sombra das grandes Catedrais foi garantido o equilíbrio humanístico indispensável na vida em sociedade.

Nossa Arquidiocese composta por 14 municípios, 78 Paróquias e uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas, sendo 52% Católicos.

Se levarmos em conta que a atual Catedral São João Batista, apesar de ser muito bela, comporta apenas cerca de 400 pessoas, e por isso não podemos realizar grandes celebrações na sede de nossa Arquidiocese, tendo que recorrer a outros lugares, vamos entender então que o sonho de Dom Carlos Alberto Navarro, foi também um sonho profético, apontando uma necessidade de nosso povo Católico.

A Nova Catedral será o coração de nossas atividades paroquiais, tendo em vista que de lá, pulsarão nossos trabalhos pastorais e sociais.

Ajudar a construir a Nova Catedral é, portanto, uma ação de:

  • Caridade: Pois, como vimos, é uma necessidade do nosso povo, um espaço mais amplo, onde possamos acolher as grandes celebrações Arquidiocesanas.
  • Unidade: Hoje temos diante dessa urgência da construção da Nova Catedral por volta de 10.000 pessoas ajudando, junte-se a elas.
  • Evangelização: Sabemos que uma pessoa evangelizada, vive os mandamentos de Deus, e a Catedral será um verdadeiro e grandioso centro evangelizador.
  • Obediência: Nosso Arcebispo por diversas vezes nos deixou bem claro seu desejo em construir a Nova Catedral, e com isso pede nossa ajuda. Ajudar esse Projeto, portanto é um ato também de obediência ao nosso pastor, Dom José Francisco.

Portanto, você também é chamado a fazer parte dessa história de amor e carinho pela nossa Arquidiocese. Vamos juntos e construamos essa obra de fé!

solideu

Seu formato, com a Mitra por sobre o Solidéu, formando um coração, símbolo do amor, nos leva aos símbolos episcopais, a Mitra representando a autoridade do Bispo, e o solidéu (do latim solus Dei = Só para Deus) que juntos, autoridade guiada pelo Espírito Santo, nos leva ao encontro do Amor por excelência, o próprio Deus.